Paciente jovem com câncer de mama esquerda localmente avançado em 2024, submetida a tratamento inicial com quimioterapia neoadjuvante com resposta clínica total. Paciente apresentava histórico familiar positivo para câncer de mama, sendo mais de 5 parentes com diagnóstico da doença, e teste genético evidenciando mutação patogênica do gene BRCA2.
Nesse caso, foi optado pela realização de mastectomia subcutânea bilateral associado a ressecção de linfonodo sentinela e reconstrução imediata com prótese Motiva Corse 410cc bilateral. Considerando o grau de ptose (caimento da mama) e a longa distância entre fúrcula e papila, optou-se pelo enxerto livre dos complexos aréolo-papilares. Para a ressecção do excedente de pele foi utilizada a técnica de mastopexia com marcação de Pitanguy e pedículo I de Lyacir somente com espessura dérmica para cobertura do polo inferior e proteção adicional à prótese em caso de pequenas deiscências neste local. As próteses foram colocadas em plano retromuscular utilizando os músculos peitoral maior, peitoral menor, serrátil anterior e parte do oblíquo externo. Além disso, foi realizada técnica de sutiã interno e grip plane lateral para melhor previsibilidade de posicionamento das próteses de silicone.
Os enxertos livres são caracterizados pela remoção de um segmento de pele, que pode ser do próprio paciente (autólogo) ou de um doador (aloenxerto). Como complicação cirúrgica pode-se ter a necrose parcial ou total do enxerto, que ocorre na minoria dos casos, ou áreas de perda da pigmentação cutânea, mais frequentes. No caso desta paciente, observou-se algum grau de despigmentação da aréola a direita.
Como procedimento complementar, foi realizada lipoaspiração de regiões pré-axilares para melhora do contorno mamário.
Essa é uma cirurgia de alto grau de complexidade. A segurança do tratamento oncológico adequado é o objetivo principal da cirurgia. Importante lembrar: cada caso é único, e os resultados podem variar conforme a anatomia e a resposta individual do organismo. O acompanhamento médico é essencial no pós-operatório para uma recuperação segura e satisfatória.
Cuide-se, faça seus exames regularmente e lembre-se: sua saúde vem em primeiro lugar!
Foto publicada com autorização da paciente. A Resolução CFM nº 2.336/23 permite a divulgação de imagens com caráter educativo.